Rituais

Rezando ao Grande Mistério
Sinta o chamado do teu coração, de teus guias e mestres ancestrais e consagre ou compartilhe teu cachimbo da forma que tua intuição determinar. Utilize-o sempre com honra e respeito, quando estiver meditando ou quando estiver compartilhando esta sagrada medicina de cura. Se precisar de uma orientação para estas finalidades, veja abaixo a forma como aprendemos e praticamos a poderosa cura com o Cachimbo:

Cerimônia do Cachimbo Sagrado

Utilizar o Cachimbo Xamânico é sempre um ritual ou uma cerimônia. Você pode e deve utilizá-lo em suas meditações, em seus rezos e também pode compartilhá-lo com os irmãos do caminho, porém sempre observando sua sacralidade e sua medicina de cura com a devida responsabilidade e seriedade.

Nas cerimônias onde irá compartilhar seu cachimbo com os irmãos do caminho, se faz necessário um condutor da cerimônia ou um facilitador, que transmitirá a todos os presentes os conhecimentos ancestrais necessários para a realização desta cerimônia. Se você se achar em condições adequadas para esta finalidade, poderá assumir o papel do facilitador, caso contrário convide alguém que conheça e esteja preparado para esta missão.

Em algumas culturas nativas ancestrais, este facilitador é conhecido por "Portador da Chanupa" ou "Portador do Cachimbo Sagrado", pois o mesmo recebeu através de iniciações tradicionais nativas esta missão. Compreendemos, que o Neo Xamanismo não necessita das mesmas ritualísticas do passado, pois estamos movidos pelo chamado de nossos corações e podemos assumir o papel que quisermos em nossas vidas desde que sejam respeitados princípios básicos de conduta espiritual e responsabilidade por nossas escolhas. Desta forma somos seres livres para manifestar a cura em qualquer nível ou circunstância e transmitir com a mesma liberdade os conhecimentos adquiridos ao longo de nossa caminhada evolutiva sobre a Mãe Terra.


Ao iniciar sua cerimônia com o Cachimbo Sagrado observe:
1. Antes de acender o cachimbo, prepare o local onde irá fumá-lo, de forma que se sinta confortável e que o ambiente esteja preparado energéticamente para esta finalidade. Este local pode ser em frente ao seu altar ou você pode criar uma Roda de Cura para esta finalidade, posicionando no centro, sobre o chão, os objetos relacionados com esta celebração, relacionados com o cachimbo e relacionados com a cura, limpeza xamânica ou com o ritual que pretende iniciar. Este local pode ser em ambiente fechado ou aberto, como preferir. É importante sempre ter um ambiente ventilado para que a fumaça do cachimbo possa circular e que seja possível respirar e meditar com tranquilidade e paz.

2. Ao iniciar seu ritual, ofereça uma única pitada de tabaco (misturado ou não com ervas), que pode ser ofertada ao fogo ou colocada no próprio cachimbo, para honrar as sete direções: leste, sul, oeste, norte, abaixo (Mãe Terra), alto (Pai Céu), centro do coração (Eu Superior). Este procedimento pode ser feito uma única vez e não precisa ser repetido por todas as pessoas que fumarem o cachimbo.

 
3. Ao tomar o cachimbo em tuas mãos faça uma reverência sagrada, que poderá ser desta forma: "AHO METAKIAZE, AHO GRANDE ESPÍRITO";

4. Ao acender o tabaco, reverenciar o Cachimbo Sagrado e sua medicina de cura segurando-o com as duas mãos - mão esquerda segura o fornilho e mão direita o cano - e faça os rezos conforme abaixo (pode verbalizar ou apenas pensar). Este procedimento pode ser feito por cada pessoa que compartilhar o cachimbo:

5. Posicionar o fornilho voltado para o coração (reconheço o sagrado feminino em mim);

6. Girar o cachimbo posicionando o cano voltado para o coração (reconheço o sagrado masculino em mim);

7. Direcionar o cachimbo para o chão e ofertar a medicina à Mãe Terra (estou em comunhão com meu EU BÁSICO);

8. Direcionar o cachimbo em frente ao coração e ofertar a medicina ao seu coração (estou em comunhão com o Ser que EU SOU);

9. Direcionar o cachimbo para o alto e ofertar a medicina ao Pai Céu (estou em comunhão com meu EU SUPERIOR);

10. Ao final, agradecer ao Grande Espirito, Wakan Tanka, aos Espíritos das 4 raças (negra, vermelha, amarela e branca) e aos povos nativos ancestrais por nos transmitirem essa medicina do Cachimbo e do Avô Tabaco.

Feito este rezo inicial, você fuma o cachimbo e manifesta seu rezo pessoal determinando a cura que deseja, as bênçãos que necessita e o propósito sagrado que o traz diante do Cachimbo. Não há limite de tempo para que seu rezo seja feito, porém, quando estiver compartilhando e rezando em grupo observe e respeite o tempo, a forma e as crenças de cada um, pois apesar destas recomendações, cada pessoa tem sua manifestação própria baseada em suas crenças pessoais.

Observações

1. Ao passar o cachimbo para seu irmão diga a saudação: "AHO";

2. QUEM ESTIVER COM O CACHIMBO NAS MÃOS FAZENDO O SEU REZO, TEM O PODER DA PALAVRA E DA ORAÇÃO. OS DEMAIS APENAS ESCUTAM EM RESPEITO;

3. O cachimbo circula pela Roda sempre no sentido horário, para a direita;

4. O cachimbo nunca volta para tráz;

5. O cachimbo deve ser passado ao seu irmão sempre acesso, pois você passa uma "alma iluminada" e não uma "alma apagada";

6. Se possível, segure o fornilho com sua mão esquerda, reverenciando o feminino ali representado;

7. Podem ser feitas mais de uma Ronda, ou seja, circular o cachimbo entre todos os participantes mais de uma vez. Fica a critério do condutor da cerimônia tomar esta decisão. Esse procedimento poderá ser feito também, caso algum rezo tenha citado uma pessoa presente e que a mesma deseje ter o direito de resposta. Neste caso o cachimbo passa a palavra por todos novamente e não apenas para a pessoa em especial;

8. Existem diversos formatos ou desenhos de cerimônias de acordo com as tradições e crenças de cada facilitador. Todos são sagrados e devem ser respeitados.

9. Não existe uma forma física correta ou definida para que um Cachimbo se torne Sagrado e seja compartilhado. Você constrói ou adquire seu cachimbo através de um artesão e o consagra para a finalidade que desejar. O aspecto físico e decorativo de seu cachimbo será determinado por tua energia de cura e de teus mestres e guias ancestrais, portanto tudo estará certo como deve ser. O sagrado está na intenção de cada um!

Ritual de Consagração

Você pode utilizar os mesmos fundamentos cerimoniais, acima descritos, para consagrar teu cachimbo.

1. No momento do rezo que será feito, você determina as sagradas intenções de cura que deseja manifestar através deste instrumento nativo. Determina também como irá utilizá-lo, ou seja, se será utilizado apenas por você ou poderá ser compartilhado com os irmãos do caminho em cerimônias.

2. Consagre-o às entidades espirituais de sua crença, aos quatro elementos, as direções sagradas, determinando que a cada fumada esteja honrando todas estas entidades e seus poderes de cura espirituais.

Limpeza Xamânica

Você pode utilizar o cachimbo para fazer limpezas xamânicas. Utilize os mesmos fundamentos cerimoniais descritos acima para iniciar o ritual e depois proceda da seguinte maneira:

PESSOAS

1. Peça para a pessoa que será limpa para que fique de pé;

2. Fume o cachimbo baforando a fumaça pela frente do corpo da pessoa, iniciando pela cabeça e descendo até os pés;

3. Gire pelo corpo da pessoa e passe a fumaça atrás;

4. Caso seja necessário fazer uma limpeza em várias pessoas em sequência, tenha por perto um recipiente cuspidor e um copo e garrafa com água para ir tomando, de modo que possa esfriar a boca;

5. Prossiga o ritual de limpeza com outros instrumentos como tambor ou chocalho, agindo conforme seu aprendizado ou intuição.

AMBIENTES

1. Faça os procedimentos cerimoniais inicias e depois fume o cachimbo soltando baforadas de fumaça por todos os ambientes a serem limpos;

2. Solte mais baforadas de fumaça nos cantos dos ambientes, por terem mais energias estagnadas ou paradas;

3. Prossiga o ritual de limpeza com outros instrumentos como tambor ou chocalho, agindo conforme seu aprendizado ou intuição.

As informações aqui apresentadas não são conclusivas e não são, de forma alguma, a verdade absoluta. Não existe verdade absoluta! Tudo é um contínuo aprender e reciclar como a Roda da Vida. Portanto, estas informações poderão ser revisadas e alteradas conforme a necessidade. Leia, reflita, pratique e melhore a seu modo. Não julgue! 


Autor: Marcelo Caiuã