Use o Cachimbo com cuidado e responsabilidade
- Não deixe o cachimbo preso entre os dentes em uma única posição, tocando sua língua por um tempo muito longo.
- Mova o cachimbo em sua boca enquanto fuma.
- Sorva seu cachimbo como um vinho fino, não aspire com força.
- Sempre beba enquanto você fumar. Isto ajuda a esfriar a boca, mata a sede causada pela fumaça seca, protege a boca da fumaça quente, e lava qualquer detrito quente. Águas, soda, café e chá são indicados. Não beba nada muito quente.
- Não beba álcool enquanto fuma. A combinação de álcool e fumo não é apenas um risco linear, mas exponencial. Este é um enorme erro que muitos fumantes cometem. O álcool destrói a flora e o revestimento protetor da mucosa bucal. A fumaça quente, então, entra em contato direto com a mucosa bucal desprotegida.
- Fumar diminui a quantidade de vitaminas A e C do corpo. Tome até 3000 mg de vitamina C por dia. Tome também selênio e outros anti-oxidantes que ajudarão a proteger seu corpo dos radicais livres, câncer e envelhecimento.
- Uma fumada úmida é o maior risco portanto esteja seguro e limpe o cachimbo cuidadosamente e regularmente após cada utilização usando papel higiênico e algum tipo de arame fino, para limpar as passagens de ar. Nunca raspe a crosta preta no interior do fornilho, pois é ela que dá todo o aroma e sabor do fumo. Limpe apenas a borra úmida e preta formada pelo tabaco, que é nociva à saúde.
- Se tiver algum machucado na boca ou a garganta irritada, espere e deixe a boca sarar primeiro.
- Exames médicos: pelo menos uma vez por ano diga ao seu médico que você fuma cachimbos e gostaria de ter sua boca e língua examinadas.
- Para limpar as passagens de ar, tanto do fornilho, como do cano você pode utilizar um arame fino para tirar as crostas de tabaco que ficam acumuladas nestes orificios.
- Utilize papel higiênico, formando um fino rolinho feito a mão para limpar o líquido que se forma do tabaco após uma fumada. Faça vários rolinhos até perceber que conseguiu limpar adequadamente.
- Nas tabacarias especializadas você pode encontrar acessórios especialmente criados para a limpeza de cachimbos, tais como arames forrados com tecido de algodão e um líquido especial que é borrifado dentro do fornilho e das passagens de ar para soltar os resíduos de tabaco que ficam acumulados.
- Jamais utilize ÁGUA, pois não é recomendável molhar a madeira do fornilho e do cano, pois com o tempo ambos podem se danificar, além de que a umidade não é aconselhável na fumada.
- Jamais raspe o interior do fornilho para tirar a crosta preta formada pelo tabaco. Esta camada de carvão que se forma é o que proporciona um melhor sabor do fumo. Esse procedimento é recomendável apenas se o carvão estiver obstruíndo a passagem do ar do fornilho.
- Para manter a longa vida de seu cachimbo é recomendável limpá-lo após cada utilização evitando assim que os residuos de tabaco se acumulem no interior das passagens de ar e dificultando limpezas posteriores. A limpeza é também um ritual dos apreciadores de cachimbos, que se esmeram em mantê-lo sempre pronto para uma próxima fumada.
- Trate seu cachimbo como trata a si mesmo e aos outros. Ele será um reflexo de suas atitudes diárias no que diz respeito à higiene, limpeza, conservação e respeito.
- Apesar de todos os cuidados que possa ter, o cachimbo xamânico é um trabalho artezanal rústico. Não é confeccionado com a mesma tecnologia dos cachimbos industrializados. Portanto sua vida útil é menor se comparado aos demais cachimbos. Mesmo assim, com todos os cuidados mencionados acima, você poderá desfrutar deste aliado de poder por um longo tempo. Aho!